Avaliação Agronômica e Aspectos Fitoquímicos de Variedades de Lúpulo (Humulus Lupulus L.) em Sistema Orgânico na Região Serrana Fluminense (Brasil) e o Processo de Construção da Cadeia Produtiva na Região de El Bolsón (Argentina)

Esse trabalho busca contribuir para o avanço do conhecimento acerca do Humulus Lupuus L. em sistema de produção orgânico na Região Serrana Fluminense (Brasil) a partir da identificação de materiais com maior potencial de cultivo com base na avaliação de componentes morfológicos produtivos e fitoquímicos de oito variedades de lúpulo, assim como a realização de um intercâmbio com profissionais de pesquisa/extensão e produtores de lúpulo de El Bolsón (Argentina), buscando compreender aspectos da gestão produtiva e estrutura comercial da cadeia.

 

 

 

 

Autor:

Leonardo Lopes da Silva

 

Tipo:

Pesqusa de Doutorado

Orientadores: Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares de Assis

 

Temas:

Cultivo e Manejo

 

Vinculação:

UFRRJ

EMBRAPA AGROBIOLOGIA

EMATER-RJ

CERVEJARIA BUZZI

BEER ALLIANCE

 

 

PESQUISA EM ANDAMENTO

Projetos

 

Dentro da área de conhecimento de cada integrante da Rede Lúpulo, são desenvolvidos projetos e iniciativas que, devidamente articuladas, buscam garantir o alcance dos objetivos. São instituições públicas e privadas de pesquisa, fomento, assistência técnica e de promoção de negócios que disponibilizam conhecimentos e recursos para a que a cultura do lúpulo se torne viável na Serra Fluminense.

 

Estes projetos e iniciativas, somados e articulados, geram os conhecimentos necessários para que a cultura do Lúpulo se torne sustentável dos pontos de vista economico, social e ambiental, gerando ao fim oportunidades de renda e diferenciais competitivos para produtores ruaris e empresas que compõem as cadeias produtivas dos setores econômicos que têm o lúpulo como insumo. 

Implantação e acompanhamento de Unidade de Observação sobre a cultura do lúpulo (Humulus lupulus L.) na localidade de Amparo – 4° Distrito de Nova Friburgo

Este trabalho busca avaliar técnica e economicamente o cultivo de lúpulo na localidade de Amparo – 4° Distrito de Nova Friburgo. 
Principais tecnologias utilizadas:
 Implantação da cultura de lúpulo de acordo com análises de solo interpretadas com base em revisão bibliográfica internacional. A literatura preferida foi Guia del Cultivo Del Lúpulo – Galícia – Espanha.
 Manejo da irrigação baseado na composição de dados referentes à textura do solo, normais climatológicas de evapotranspiração potencial e precipitação pluvial, dentre outros.
 Elaboração de custo de produção detalhado pelo período de cinco anos a partir da implantação da cultura.

 

Autor:

Alexandre Jacinto Teixeira

 

Tipo:

Pesquisa de Campo e Assistencia Técnica

 

Temas:

Cultivo E Manejo

 

Vinculação:

EMATER RJ

 

 

PESQUISA EM ANDAMENTO

O cultivo do lúpulo em terras brasileiras: como este ingrediente pode fomentar a pesquisa acadêmica e as Economias Locais.

Este artigo tem como objetivo apontar, no cenário da atual produção de lúpulo brasileiro, os potenciais de propulsão para a pesquisa acadêmica e para as economias locais, destacando-se a possibilidade de cultivo por manejo agroecológico. Para tanto, é feita uma revisão bibliográfica que resume o panorama brasileiro, fundamentada: a. no levantamento das pesquisas acadêmicas e de algumas publicações especializadas; b. nas políticas locais de incentivo às produções de cerveja e lúpulo já em vigor; c. das atividades das associações afins. Complementado pelo depoimento de atores sociais que trabalham no ramo e estudam o assunto, os resultados desta pesquisa mostram a raridade das publicações nacionais específicas, em compararão às publicações estrangeiras, bem como a necessidade de um levantamento mais preciso dos públicos envolvidos para o desenvolvimento econômico e científico da área, o que, por sua vez, poderia permitir a construção de uma cultura agroecológica do lúpulo brasileiro.

 

 

 

 

 

 

Autoras:

Laisse Buranelli Soares

Heloisa Teixeira Firmo

 

Tipo:

Artigo Técnico

 

Temas:

Comercialização

 

Vinculação:

UFRJ

 

 

 

 

 

 

 

O projeto de pesquisa tem como objetivo identificar a atual demanda do insumo Lúpulo nas cervejarias que compõe o Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo (Lei Estadual 7954/2018 de 14 de maio de 2018), realizando análise de estimativas Quantitativas - volume de lúpulo adquirido por ano/mês, e, Qualitativas – variedades mais consumidas, bem como os principais canais de comercialização destas cervejarias,volume em Litros produzidos por mês e capacidade instalada de adega.

Também será prospectado cenário de produção local de Lúpulo, e quais as características deste produto as cervejarias desejam – beneficiamento, teores de alfa-ácidos e óleos essenciais, embalagem, rotulagem, e demais características comerciais esperadas, bem como formas de contratualização com fornecedores locais.

 

 

 

 

 

Autores:

Daniel Vasconcellos da Silveira Dias

Eiser Luis da Costa Felippe

Maria Fernanda de Albuquerque Costa Fonseca

 

Tipo:

Projeto de Pesquisa

 

Tema:

Comercialização

 

Vinculação:

PESAGRO-RIO/ Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura

BEER ALLIANCE


PESQUISA EM ANDAMENTO

Diagnóstico da Demanda de Lúpulo nos Mercados Cervejeiros do Polo Cervejeiro Artesanal da Região de Nova Friburgo-RJ

Implantação e acompanhamento de Unidade de Observação sobre a cultura do lúpulo (Humulus lupulus L.) na microbacia de Bonsucesso – Cordeiro

Esse trababalho tem por objetivo avaliar técnica e economicamente o cultivo de lúpulo na microbacia de Bonsucesso– Cordeiro, no sistema de condução horizontal


Objetivos específicos::
 Experimentar a condução da cultura de lúpulo em sistema de condução horizontal,
elevando-se primeiramente as plantas na vertical (dois metros) e conduzindo-as em
diferentes comprimentos horizontais (um, dois, três e quatro metros);
 Observar o desenvolvimento vegetativo da cultura;
 Observar a produtividade comparativamente ao tradicional sistema de condução na
vertical;
 Observar a incidência de pragas e doenças, quando comparada ao sistema tradicional;
  Observar a qualidade das inflorescências produzidas, no que diz respeito aos
percentuais de alfa-ácidos, beta-ácidos e óleos essenciais;
 Descobrir o melhor espaçamento para a cultura, que viabilize técnica e
economicamente a atividade.

 

Autores:

Alberto de Souza Azevedo Júnior

Alexandre Jacintho Teixeira

 

Tipo:

Pesquisa de Campo e Assistência Técnica

 

Temas:

Cultivo e Manejo

 

Vinculação:

EMATER-RIO

 

 

 

PESQUISA EM ANDAMENTO

Projeto de incentivo ao plantio de Lúpulo em Nova Friburgo
e Região

A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, com o objetivo de fortalecer sua base agrícola e fomentar o cultivo do lúpulo na região, em parceria com a Emater-Rio, Instituto Ibelga e o Viveiro Paulo Cordeiro desenvolve o Projeto de Incentivo ao Plantio Regional do Lúpulo. 
O Projeto tem como finalidade tornar Nova Friburgo referência no segmento agrícola e, posteriormente, fomentar a produção da cerveja artesanal no município. Para isso, a Acianf oferecerá aos interessados em plantar e cultivar o lúpulo alguns auxílios como: assistência técnica; análise de solo; orientação ao produtor em relação à correção de solo e outros. A contrapartida do assessoramento será o retorno do produtor em forma de produto, ou seja, ao plantar 50 mudas de lúpulo, em 15 meses, o retorno será de 50 quilos
flores de lúpulo garantindo a compra da primeira safra.

Há 3 anos, o Viveiro Paulo Cordeiro estuda o lúpulo desmistificando a “lenda” de que no Brasil não seria possível vingar o plantio de lúpulo por conta da baixa luminosidade, durante alguns períodos do ano, em relação aos países do hemisfério norte de grandes latitudes e por conta, também, do calor. Foram testadas 60 espécies e, por enquanto, cinco variedades deram resultados bastante positivos em nossa região em relação a produtividade, custo e qualidade final do produto.

 

Autores:

Julio Cesar Celles Cordeiro

 

Tipo:

Pesquisa de Campo e Assistência Técnica

 

Temas:

Cultivo e Manejo / Comercialização

 

Vinculação:

ACIANF

EMATER-RIO

IBELGA

VIVEIRO PAULO CORDEIRO

 

 

PESQUISA EM ANDAMENTO

Produção de Lúpulo para Uso em Cervejarias: Uma Nova Perspectiva Econômica para os Agricultores da Região Serrana Fluminense.

ENa Região Serrana Fluminense, agricultores incentivados pela perspectiva do mercado diferenciado e promissor, tem implantado áreas de produção, ainda em pequena escala, de diversas variedades de lúpulos. Nesse contexto, formou-se a Rede de Fomento à Cultura do Lúpulo. A referida rede apresenta-se como espaço importante para articular conhecimentos e estabelecer pontes de integração entre atores produtivos, alavancando ações de desenvolvimento regional alicerçadas em marcas e produtos identificados com os ambientes de montanha locais.

 

O presente projeto tem por objetivo “Desenvolver tecnologias e informações adequadas à produção e ao mercado de lúpulo com qualidade diferenciada, especialmente no que se refere às características de aroma, nas condições dos ambientes de montanha da Região Serrana Fluminense”, a partir da integração de 11 atividades previstas, que visam estudar e gerar informações e tecnologias sobre aspectos agronômicos da produção do lúpulo, desde a seleção de variedades de aroma, controle fitossanitário alternativo, manejo da adubação e calagem, bem como alternativas de aporte de matéria orgânica provenientes de plantas de cobertura ou de Bokashi produzido com o aproveitamento do bagaço de malte cervejeiro e produção de mudas micorrizadas, até processos de pós-colheita que garantam que os alfa e beta ácidos, bem como os óleos essenciais, elementos fundamentais que caracterizam o sabor e aroma da cerveja, sejam conservados. Por fim, em relação ao mercado das flores de lúpulo, gerar prospecções em relação às várias possibilidades de comercialização, incluindo subsídios para uma indicação geográfica, e em relação ao conhecimento gerado capacitar diferentes atores, bem como estabelecer rede de conhecimento.

 

Autora:

Adriana Maria de Aquino

Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia – Núcleo de Pesquisa e Treinamentos para Agricultores – NPTA

 

Tipo:

Pesqusa de Campo

 

Temas:

Cultivo e Manejo

 

Vinculação:

EMBRAPA AGROBIOLOGIA

EMBRAPA SOLOS

EMBRAPA AGROINDÚSTRIA DE ALIMENTOS

EMBRAPA RECURSOS GENÉTICOS

EMBRAPA UVA E VINHO

EMATER-RIO

PESAGRO-RIO

CEFFA-FLORES

UFRRJ

CERVEJARIA BUZZI

BEER ALIANCE

ACIANF.

 

 

PESQUISA EM ANDAMENTO

Referencial Técnico de Atratividade Agropecuária - Lúpulo

Com uma produção anual de aproximadamente 14 bilhões de litros de cerveja, o Brasil se destaca como o terceiro maior produtor dessa bebida no mundo, sendo o lúpulo um dos seus ingredientes básicos e mais caros utilizado nessa produção. O Brasil importa cerca de 4 mil toneladas de lúpulo por ano, totalizando um custo de 200 milhões de reais.
Desde 2016, na Região Serrana Fluminense tem se verificado a produção, ainda em pequena escala, de diversas variedades de lúpulos, por agricultores incentivados pela perspectiva do mercado diferenciado e promissor das cervejas artesanais e, especialmente, com a criação da lei estadual 7954/18, que reconhece o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo e Região, o qual conta atualmente com 28 marcas oriundas de 12 fábricas.


A partir da demanda desses produtores de lúpulo, formou-se a Rede de Fomento à cultura na Região Serrana Fluminense (Rede Lúpulo Serra RJ – http://www.redelupulo.com.br/). A respectiva rede envolve pesquisadores da Embrapa (Agrobiologia, Agroindústria de Alimentos e Solos), da Pesagro-Rio, professores da UFRRJ, extensionistas da Emater-Rio, produtores de lúpulo e de cerveja artesanal, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (ACIANF), Beer Aliance Nova Friburgo e Região, Viveiro Ninkasi, primeiro reconhecido pelo MAPA para produção de mudas de lúpulo no Brasil; além de representante do MAPA, Sebrae e Banco do Brasil.

 

 

 

 

Autores:

Adriana Maria de Aquino
Alexandre Jacintho Teixeira
Renato Linhares de Assis

at all

 

Tipo:

Relatório Técnico

 

Temas:

Cultivo e Manejo, Pós Colheita e Comercialização

 

Vinculação:

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UFRRJ

EMBRAPA

EMATER-RJ

BEER ALLIANCE

PESAGRO-RJ

FLOR DO LUPULO DE AMPARO

LÚPULOS NINKASI